O jovem talento brasileiro João Fonseca, número 217 do mundo, não teve vida fácil em sua estreia no ATP 500 de Halle, na Alemanha, nesta terça-feira (18). Convidado pela organização, o carioca sucumbiu ao australiano James Duckworth, 88º colocado e vindo do qualifying, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/4 em 1h30min de partida.
Em um duelo disputado na quadra 1 do tradicional torneio alemão, Fonseca teve dificuldades nas trocas de fundo contra a regularidade do australiano. Apesar de se salvar no saque em diversas ocasiões, o brasileiro acabou cedendo o serviço no sétimo game do primeiro set, abrindo caminho para a derrota parcial.
No segundo set, a história se repetiu. Fonseca teve seu saque quebrado logo no terceiro game e, apesar de ter chances de recuperação no sexto e oitavo games, não conseguiu convertê-las. Duckworth confirmou sua vantagem e fechou a partida em seu serviço, garantindo vaga nas oitavas de final do torneio.
Este foi o primeiro ATP de Fonseca na grama, onde ele havia mostrado bons resultados nas semanas anteriores, derrotando dois ex-top 30 em challengers na Inglaterra. Agora, o brasileiro busca três desistências para entrar na disputa do qualifying de Wimbledon, que será realizado na próxima semana.
Do outro lado da chave, Duckworth terá um grande desafio pela frente: enfrentar o top 10 polonês Hubert Hurkacz, nono do mundo, nas oitavas de final.